Inclusão financeira: confira dicas para idosos se adaptarem às ‘finanças digitais’

Dicas para os idosos se adaptarem às ‘finanças digitais’
Segundo o estudo ‘Inclusão Digital na Terceira Idade: um relato de experiência realizado no Sinttel/RS’, de Márcia Cristina Moraes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), os idosos precisam ser ensinados de modo diferenciado.

Dessa forma, essa faixa etária poderá aprender conforme seus conhecimentos prévios e especificidades.

Apesar das dificuldades de ensinar a utilizar plataformas digitais, algumas dicas podem auxiliar a inclusão digital desse grupo de pessoas:
O idoso deve sentir necessidade de usar tecnologia. Diante disso, ela deve ser útil no cotidiano.
Facilite, ao máximo, o aprendizado de novos aplicativos e ferramentas. Explique o passo a passo, com paciência — e se necessário, faça repetições. Após isso, solicite ao idoso realizar do início, e repetir diversas vezes até dominar a utilização básica.
Faça o idoso utilizar o aparelho ou aplicativo. Caso seja um software de comunicação, estabeleça uma rotina de uso entre vocês, por exemplo.
Instale softwares de segurança em smartphones e computadores do idoso. Auxilie a pessoa a criar uma senha forte para os serviços — e como memorizar. Ainda há a possibilidade de anotar os dados em algum caderno.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2022/02/08/inclusao-financeira-confira-dicas-para-idosos-se-adaptarem-as-financas-digitais/