INSS: carteira de vantagens, com descontos em lojas e cinemas, já está disponível. Veja como usar

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem acessar a carteira digital que dará acesso a um clube de vantagens, com descontos em cinemas, shows, academias, lojas e viagens, entre outros serviços. Além disso, a funcionalidade, batizada de Meu INSS+, também serve para que os segurados comprovem que são aposentados e pensionistas.
Anunciada na semana passada, a nova função está disponível dentro do site e do aplicativo Meu INSS, e foi lançada nesta segunda-feira (dia 22). O acesso, porém, ficou prejudicado: o início da operação do sistema aconteceu justamente no dia em que sistemas do INSS ficaram instáveis por conta de uma falha na manutenção preventiva realizada pela Dataprev no domingo (dia 21).
O sistema já está disponível para usuários de smartphones Android e deve ser liberado para aparelhos iOS em breve.
Com a carteira digital, aposentados e pensionistas passam a ter uma forma de comprovação de que recebem um benefício do INSS. Presidente interino do instituto, Glauco Wamburg explicou que a funcionalidade vem para facilitar o dia a dia desses segurados na hora de acessar determinados direitos:
— Em nossas agências, muitos segurados buscam documentos para justificar e terem ali consolidadas informações indispensáveis para o atendimento de determinadas políticas públicas, como o transporte intermunicipal e interestadual, e algumas outras políticas adotadas por estados e municípios que são vinculadas a comprovação de renda, status da aposentadoria, informações previdenciárias.
Como funciona?
Após logar no Meu INSS, o aposentado ou o pensionista deve clicar no ícone “Carteira de beneficiário”. Depois, é preciso incluir uma foto no sistema e autorizar o compartilhamento dos dados para que a carteira seja gerada.
Na tela, ficarão disponíveis, então, as informações do beneficiário, a foto dele e um QR Code para validação das informações. Dessa forma, ao precisar comprovar que é aposentado ou pensionista para acessar algum direito ou serviço, basta que o segurado apresente a carteira e o QR Code que, ao ser lido, gerará a Declaração de Benefício.
— Ao consultar o QR Code, o parceiro ou interessado terá acesso a Declarção, ou seja, o cidadão não vai precisar imprimir mais nada — explicou Ailton Nunes, coordenador-geral de Sistemas de Automação do Ministério da Previdência Social.
Vantagens
A iniciativa é uma ação do Ministério da Previdência Social e do INSS, em parceria com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O governo federal ainda pretende buscar outros bancos e entes públicos e privados para expandir o serviço.
— Estamos começando esse processo. Já falamos com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), outros bancos parceiros e todos estão dispostos a levar vantagens (para os segurados) — afirmou o ministro Carlos Lupi.
Entre as vantagens divulgadas, estão descontos em viagens, estacionamentos, consultas médicas, eventos culturais, farmácias, planos de saúde, mercados e escolas.
No Banco do Brasil, aposentados e pensionistas tem acesso a benefícios como cashback, cupons de descontos em lojas parceiras, telemedicina e atendimentos médicos para animais de estimação. Para conferir a lista de vantagens, quem for cliente deve, no app do BB, clicar na opção “Meus benefícios” indicada no menu. Depois, basta selecionar “Vantagens e cupons” e clicar na categoria “Meu INSS+”.
Já quem não for correntista também pode acessar os benefícios. O acesso é pelo site bb.com.br/minhapagina, via conta do sistema Gov.br. Com o login feito, basta procurar por “Meu INSS+”.
Na Caixa, o Meu INSS+ estará disponível apenas aos usuários que recebem seus vencimentos pelo banco. Entre as vantagens previstas, há descontos de até 75% em farmácias e 50% em cinemas para quem tiver cartões da bandeira Elo, além de serviços de crédito e seguros. A lista de completa está disponível no site caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/.

https://extra.globo.com/economia/noticia/2023/05/inss-carteira-de-vantagens-com-descontos-em-lojas-e-cinemas-ja-esta-disponivel-veja-como-usar.ghtml